DIGITE SUA PESQUISA ACIMA E PRESSIONE ENTER PARA PROCURAR. PRESSIONE ESC PARA CANCELAR

Dicas de etiqueta: chega de dúvidas!

Como se servir? Quais talheres usar? Quais comportamentos são considerados rudes? Confira aqui algumas das nossas dicas de etiqueta para os melhores jantares na sua casa!

Todo evento mais formal, como um casamento, uma premiação ou mesmo um jantar profissional, pede um pouco mais de cuidado na hora de arrumar a mesa. Então vamos te ajudar um pouquinho com algumas dicas de etiqueta para arrumar e se comportar à mesa e causar sempre uma ótima impressão com os convidados. Aproveite e tire suas dúvidas nos comentários!

dicas de etiqueta

Dicas de etiqueta à mesa

Pode-se considerar a etiqueta à mesa mais do que apenas um conjunto de regras estabelecidas. Os bons modos à mesa mostram a sua preocupação com convidados e de quem mais compartilha deste momento com você, e também demonstra uma presença muito mais elegante e respeitável. Seja no ambiente profissional, em encontros, reuniões ou mesmo premiações importantes, algumas dicas de etiqueta demonstram melhor o seu interesse, respeito e profissionalismo.

Há duas dicas de etiqueta que são mais comuns: o modo europeu e o modo americano, ambos usados em jantares ou almoços formais. Apesar de parecer ultrapassada, a etiqueta nunca sai de moda! Dá uma olhadinha em mais detalhes desses tipos de serviço e outras dicas para usar na hora das refeições:

Etiqueta americana

A etiqueta americana é a mais comum e também mais moderna. Usa-se o garfo na mão direita, enquanto a faca descansa no prato, sempre na parte superior e com as serras voltadas para dentro. Quando precisar usar a faca, troca-se as mãos: o garfo é usado com a mão esquerda e a faca passa para a mão direita; ao final, tudo volta à posição inicial: faca em descanso no canto superior e o garfo na mão direita. O apoio do garfo pode ser feito tanto do lado direito quanto do lado esquerdo – isso depende apenas de o convidado ser destro ou canhoto. Os dentes podem ficar virados para cima. Nunca se usa a faca como suporte para “empurrar” a comida para o garfo.

Etiqueta europeia

A etiqueta que segue o estilo europeu é mais formal e tradicional. Esse estilo emprega o uso constante do garfo na mão esquerda e a faca na mão direita. O garfo é usado sempre com os dentes voltados para baixo, a menos que essa forma seja impossível pelo formado ou textura do alimento. Pode-se usar a faca como suporte de apoio para levar a comida ao garfo, mas apenas na parte traseira do talher. Na hora de descansar os dois talheres, o garfo deverá ficar do lado esquerdo e a faca do lado direito do prato.

Regras gerais de etiqueta

Independente do estilo, algumas regras são universais. Conheça algumas dicas de etiqueta abaixo:

  • Toda refeição começa com a utilização dos talheres no sentido de fora para dentro da sua disposição.
  • Depois do início da refeição, nunca volte os talheres para a mesa – sempre apoie-os no prato.
  • Apoie os talheres na hora de gesticular.
  • Talheres alinhados lado a lado emitem a mensagem de satisfação ao garçom. De preferência, coloque o garfo abaixo ou ao lado esquerdo da faca.
  • Todos os talheres devem permanecer na mesa, mesmo que não usados.
  • As facas são exclusivas das carnes vermelhas e aves. Os peixes têm uma faca especial, que apenas ajuda a “limpar” o peixe de espinhas e peles. O restante da refeição (legumes e omeletes, por exemplo) deve ser cortada com o auxílio de um garfo. Massas e saladas nunca são cortadas e sim enroladas ou dobradas.

As dicas de etiqueta não têm segredos: na dúvida, basta prezar pela elegância e discrição. Apesar de hoje em dia a etiqueta estar presente apenas em eventos formais, a prática e o treino fazem todos estes movimentos serem naturais em qualquer ocasião.

  • dicas de etiqueta
    Saiba mais aqui!

7 Comentários

  1. Valéria Luís

    Amei as dicas valeu, foi-me muito útil.

    • Carolina Mehl

      Olá Valéria!! Ficamos muito felizes de saber que você está gostando dos nossos posts!! Continue nos acompanhando para mais dicas como estas! Abraços

  2. eu gostei queria que voce colosse video sobre os talheres ,por que eu tenho formatura e vai usar pode colocar pra mim mas amei as dicas e vou praticar parabens

    • Carolina Mehl

      Olá Ana, tudo bem? Infelizmente não temos nenhum vídeo com um tutorial de uso dos talheres, mas se você tiver alguma dúvida específica vamos ficar muito felizes em ajudar! Beijos e boa festa!!

  3. Amei as dicas me ajudaram e estava com nuitas a respeito disso obg pelas dicas simplismente. Adorei. ❤

    • Carolina Mehl

      Ficamos muito felizes de saber que te ajudamos Ingrid!! Assina nossa newsletter para sempre ficar por dentro das nossas dicas e novidades!! Um grande beijo

  4. renilma aparecida do nascimento cardozo

    Dicas práticas e valiosas. Adorei!

Deixe o seu comentário

Please be polite. We appreciate that. Your email address will not be published and required fields are marked