DIGITE SUA PESQUISA ACIMA E PRESSIONE ENTER PARA PROCURAR. PRESSIONE ESC PARA CANCELAR

Home Office: como se adaptar à nova maneira de trabalhar

De olho no presente e pensando no futuro, separamos dicas para que sua experiência em home office seja a mais agradável possível.

home_office capa

 

Com o mundo experimentando uma nova realidade e sem muita previsão de quando as coisas devem voltar ao normal, é sensato preservar a própria saúde mantendo-se em isolamento de acordo com as orientações da OMS (Organização Mundial da Saúde). A parte boa de tudo isso é que algumas profissões permitem desempenhar funções sem que os colaboradores precisem comparecer a um escritório, cenário que torna possível a prática do home office.

Embora bastante difundido, o home office ainda possui poucos adeptos e não é todo mundo que está de fato preparado para viver onde se trabalha e vice versa. O objetivo desse artigo é trazer sugestões que aumentem o desempenho diário e ao mesmo tempo transformem esse momento em uma experiência agradável para você que ainda está dando seus primeiros passos nessa forma de se trabalhar.

  1. Monte um espaço adequado

Um dos erros mais comuns entre aqueles que estão iniciando a vida em home office é não saber dividir a vida pessoal da vida profissional. A proximidade entre os dois mundos torna difícil essa separação. Portanto, escolha um espaço confortável o suficiente para que você encontre foco para suas atividades, mas não tão aconchegante ao ponto de se confundir com um momento de descanso. 

Evite trabalhar, por exemplo, sobre a mesa que é utilizada para as refeições ou no sofá, de frente para a TV. Invista, se puder, em uma mesa apropriada e na altura correta para que você consiga passar longas sessões ali sem sentir dores na coluna ou nas pernas. Um fone de ouvido com cancelamento de ruído externo também é uma ótima opção para quem trabalha em espaços reduzidos e quer se isolar dos barulhos de casa.

Home_office

  1. Insira boas práticas no seu cotidiano

Quando se trabalha em um escritório existe a hora de entrada, uma longa pausa para o almoço e o horário de saída. Em casa esses momentos se perdem pois acabamos, por exemplo, almoçando enquanto estamos trabalhando ou começando as atividades no fim da tarde.

Procure estabelecer uma rotina próxima àquela que você executa em seu ambiente normal de trabalho. Acorde, tire o pijama, tome um banho e comece a trabalhar pontualmente todos os dias no mesmo horário. Almoce no fim da manhã e pare de trabalhar no fim da tarde. E não se esqueça de beber muita água!

Home_office_2

  1. Saiba aproveitar os momentos livres

A verdade é que seja por uma diminuição da demanda de trabalho ou pelo alto rendimento que pode ser alcançado em um dia de home office, você se verá com mais horas livres durante o dia. Por mais que o escritório pague a você para ficar das 9h às 18h sentado em sua mesa, quantas horas de fato você executa suas funções durante o dia?

O momento livre é ótimo para colocar aquela série que você está maratonando em dia ou continuar realizando aquela pesquisa sobre apartamentos à venda no Rio de Janeiro, mas também pode ser utilizado para aprender mais – sobre a sua área ou sobre algo do seu interesse. Aproveite o fato de que hoje em dia é fácil o acesso a conteúdos via YouTube ou portais de e-learning como o Udemy ou o edX e desenvolva uma nova habilidade durante a quarentena!

Home_office3

  1. Administre suas finanças

Trabalhar em casa possui uma série de vantagens, mas é preciso entender que com elas surge uma nova responsabilidade. Seu home office gera despesas e elas precisam ser controladas. A conta de luz aumenta, a internet fica mais lenta e logo você vai querer mudar seu plano. Além disso, é complicado parar tudo para pensar no almoço e você acaba entregando muitas vezes essa tarefa ao iFood e suas infinitas possibilidades. Anote tudo e economize o quanto puder durante esse período.

Acima de tudo, cuide-se. Esse é um momento de atenção e que deve ser levado a sério! Que você tenha dias tranquilos em seu home office e que volte à rotina normal antes mesmo do que espera. Boa sorte!

Deixe o seu comentário

Please be polite. We appreciate that. Your email address will not be published and required fields are marked