DIGITE SUA PESQUISA ACIMA E PRESSIONE ENTER PARA PROCURAR. PRESSIONE ESC PARA CANCELAR

Arrumar uma mesa alegre para o dia a dia: dicas!

Confira nossas dicas para arrumar uma mesa sempre alegre e especial para todos os momentos do dia ou para as comemorações mais charmosas!

arrumar uma mesa

Arrumar uma mesa posta pode ser mais fácil do que você pensa. A hora da refeição é um ato sagrado e saborear cada item do menu que foi preparado com carinho é muito prazeroso, portanto, ter uma mesa devidamente deixa tudo muito mais importante e especial. Geralmente costumamos arrumar uma mesa  mais sofisticada somente em ocasiões especiais, mas porque não arrumá-la no dia a dia para manter a família ainda mais unida?

Por isso, vamos dar algumas dicas para você arrumar uma mesa convidativa e bem disposta todos os dias. E nåo precisa de muitos elementos, pois basicamente é só ter os acessórios corretos e usar a criatividade para combiná-los em formatos diferentes.

6 passos para arrumar uma mesa colorida

1. Primeiramente, vamos às molduras dos pratos. Sejam sousplat ou jogos americanos, eles darão todo o charme da mesa e vão proteger de qualquer coisa que possa sujar a mesa. Aqui você tem duas opções: os  jogos americanos bem coloridos e ousados, com louças lisas e poucos arranjos na mesa todos os dias, ou faz exatamente o contrário, investindo em jogos americanos ou sousplat neutros e destacando acessórios e arranjos coloridos. Seja qual for a sua opção, lembre-se de garantir a alegria da mesa mesclando e equilibrando as cores. Caso queira pode esticar uma toalha de mesa de tom neutro antes de colocar os jogos americanos ou sousplats.

arrumar uma mesa

2. Agora que você já escolheu seu jogo americano ou jogo de sousplat, vamos às louças. Para arrumar uma mesa mais formal, tenha um prato raso abaixo do prato fundo. Porém, se estiver com o foco na praticidade característica do cotidiano, retire o prato fundo (com exceção de quando for servir sopas ou caldos).

3. Então vamos à colocação dos talheres: como no dia a dia você pode não ter o costume de usar talheres diferenciados, o importante neste momento é saber o local certo de colocar os talheres de mesa comuns. É só lembrar: garfo à esquerda, faca à direita, colher à direita após a faca. Se costumar servir sobremesa, coloque os talheres que serão usados, acima do prato, no centro.

arrumar uma mesa

4. O próximo passo é escolher o guardanapo e o porta guardanapos. Para o cotidiano, o ideal é investir em um modelo de porta guardanapos neutro e singelo, que irá se encaixar com os demais elementos da mesa sem correr o risco da desconexão. A mesma dica serve para a escolha dos guardanapos, que ficam dispostos sobre o prato.

5. Você costuma usar taças diariamente? Se sim, lembre-se que elas vão ao lado direito, seguindo a sequência: taça de vinho, taça de água. Mesma regrinha serve para os copos.

arrumar uma mesa

6. Certamente, até aqui você acompanhou os passos para não errar quando arrumar a mesa de casa, não é mesmo? Então chegamos aos elementos finais da mesa arrumada para o cotidiano. O toque final e importantíssimo é o centro. Nele, você deve investir em um arranjo mais trabalhado. Mesmo sendo para o dia a dia, tenha sempre em casa um vaso de flores bem cuidadas que darão um charme especial que toda mesa pede. Só atenção para não usar flores com cheiros muito fortes, afinal elas podem atrapalhar o paladar e causar alergias momentâneas.  Outra ideia para enfeitar o centro é com frutas. Coloque-as em utensílios de cristal, que o charme estará garantido.

Como estamos tratando de mesas coloridas para o dia a dia escolha jogos americanos e sousplat alegres, assim como as flores que devem ir sempre ao centro.

E você? Como costuma arrumar sua mesa? Conte para nós.

  • arrumar uma mesa
    Clique e saiba mais!

 

40 Comentários

  1. sheila Manjate

    oi, eu sou Mocambicana, vivo em Maputo, Amei as dicas e eh o que tenho feito axo que estou quase la mas vivo numa csa pequena entao apostei numa mesa redonda d 4 lugares, por isso tnho dificuldade pa posicionar os copos sempre que tenho o aranjo no centro e que n eh cristal eh de porcelana com frutas! Eh mau??

    • larissa

      Oi Sheila, tudo bem?

      Acredito não ter problemas em arrumar a mesa redonda como você disse. Um arranjo central sempre cai bem, disponha os copos sempre para o mesmo lado.

  2. sheila Manjate

    Qnd eu uso os sousplat uso tambem a toalha de mesa mas nos jogos americanos nao uso a toalha de mesa! Posso continuar assim??

  3. Maria aparecida Cavalcante

    Adorei!! As idéias são bacanas

  4. Richard

    No caso da guarnição, como deveria arruma-la em minha mesa?? e em caso de substituir vinho por suco, eu posso continuar usando as taças ou troco por um como de suco e um de água??

    • Jessica

      Olá Richard!

      A guarnição pode ser colocada em tigelas ou bowls maiores no centro da mesa, e cada convidado se serve à vontade. Se você preferir servir individualmente coloque em bowls menores e sirva junto com o prato principal. Para servir suco é preferível usar um copo alto e não muito estreito, pois os cubos de gelo devem entrar com facilidade.

      Abraços!

  5. Roberta Gaspar

    Olá!
    Me chamo Roberta. Adoro suas dicas… Preciso de uma ajuda sua, preciso saber se no dia a dia posso deixar minha mesa de copa arrumada com jogo americano e jogo de xícaras? E com um enfeite de centro? Minha mesa é quadrada, de vidro e madeira maciça, de 6 lugares…
    Obrigada,

    Roberta Gaspar

    • Jessica

      Olá Roberta!

      Pode sim! Deixar os jogos americanos com jogo de xícaras vai deixar seu ambiente charmoso e aconchegante. Você pode variar os produtos para renovar o visual de sua sala!

      Abraços!

  6. Olá gostei de suas dicas mas estou com uma dúvida tremenda, minha mesa é redonda de 4 lugares, anteriormente era retangular, então, meus pratos eram quadrados, agora que tenho a mesa redonda, posso usar os pratos quadrados, ou devo obrigatoriamente usar os redondos?

    Grata pela atenção, aguardo resposta no e-mail, abraços

    • Ana Rossato

      Oi Ana Rúbia!, tudo bom?
      A combinação do formato dos pratos com a mesa não é uma regra, mas é bem comum pela composição da mesa ficar mais equilibrada, principalmente quando a mesa é redonda. Mas, como não é uma regra, não há verdadeira necessidade em se desfazer do seu jogo de jantar. Abraços!

  7. cristina

    Eu deixo sempre o jogo americano posto a mesa, nunca tiro pq acho q fica bonito , e sempre meus filhos ñ tem hora pra refeição, a todo momento tem alguém lanchando. Gostaria de saber se posso deixar direto sobre a mesa? Já q ñ uso caminho de mesa e nem toalha, a minha mesa fica na cozinha. Adorei suas dicas, espero o retorno de minha dúvida. Abraços..

    • Ana Rossato

      Cristina, tudo depende da dinâmica da sua casa. Se você tem filhos, realmente é mais prático deixar tudo “pronto” para eles. Se algum dia surgir alguma visite, recolha os jogos rapidinho e deixe um vaso com flor ou algum outro enfeite que você goste sobre a mesa para deixar a cozinha organizada e pronta para receber. Abraços!

  8. Olá, casei recentemente, minha mesa é de quatro lugares com cadeiras vermelhas, meus pratos e xícaras são pretos e quadrados. Qual a cor ideal do jogo americano?
    Abraços!

    • Ana Rossato

      Oi, Shirley. O preto e vermelho já formam uma dupla de cores bem bacana. Como a mistura já é chamativa, talvez deixar os jogos americanos mais neutros ou puxados para as cadeiras seja a melhor opção. Cinza e burgundy são ótimas escolhas!
      Abraços!

  9. Olá, amei as dicas! Simples e objetivas, realmente muito bom! Gostaria de uma sugestão…Quero adquirir um sousplat de cor neutra para que eu consiga fazer combinações diversas. Que cor você me indicaria?

    • Carolina Mehl

      Obrigada Luci, que bom que você está gostando! Cores neutras como o branco e o bege sempre rendem mais combinações, mas isso vai depender muito também da cor da sua louça. Fizemos um post com dicas de como combinar jogos americanos um tempo atrás no blog, dá uma olhada neste link para uma ajudinha extra: http://migre.me/kmHNt

  10. Andrea quesada

    Tudo bem??? Será que vc poderia me ajudar. Tenho 2 mesas de 2.35/1.13 gostaria de fazer pras pontas passadeira e 10 jogo americano. Que medida ficaria bom??? Aguardo contato. Muito obrigada.

    • Carolina Mehl

      Olá Andrea, por aqui tudo bem sim e com você? Suas mesas tem um tamanho ótimo que permite com que você use o tamanho tradicional de trilho (160x45cm) e jogo americano (46x37cm). O correto é que p trilho tenha um caimento de 20 ou 30 cm no máximo de cada lado, para que o excesso de tecido não atrapalhe os seus convidados. Você pode conferir as nossas opções de trilhos nesse link aqui:http://migre.me/oilVK e de jogos americanos aqui: http://migre.me/oilXs . Um grande abraço e boa sorte na arrumação das mesas!

  11. Tenho uma mesa oval e acho dificil utilizar jogo americano, que tipo sugeres?
    Qual a melhor maneira para montar a mesa oval?
    A minha é para 6 lugares.
    Desde já agradeço a ajuda e parabens pelo blog

    • Carolina Mehl

      Olá Vera, tudo bem?? Para mesas ovais e redondas os melhores jogos americanos são os redondos! Eles se encaixam melhor na mesa e deixam o look final bem harmônico. Caso você prefira outra opção bem linda é a de usar dois trilhos na largura da mesa fazendo as vezes de jogo americano e dois jogos americanos redondos nas cabeceiras para completar os seis lugares.
      Lá na nossa loja você pode conferir um monte de opções de jogos americanos redondos que ficariam lindos na sua mesa, dá só uma olhadinha: http://goo.gl/nLn7zY
      Um grande abraço!!

  12. Nilma Gomes

    Olá! Amei as dicas,mas ainda tenho uma dúvida. Posso usar toalha de mesa com jogo americano?
    Obrigada.

    • Nilma, que ótimo que você gostou das nossas dicas! Recomendamos sempre utilizar ou uma toalha de mesa ou um jogo americano, para realçar a beleza e praticidade de cada peça. Apesar de eles não poderem ser utilizados juntos, você pode misturar jogos americanos e trilhos, por exemplo (essa combinação cria um look bem legal e charmoso). Esperamos ter sanado suas dúvidas! Um grande abraço.

  13. Olá adorei as dicas !! Gostei mto do blog !!!
    Tenho uma dúvida, posso usar o bowl redondo com pratos quadrados ?

    Obrigada !!! Bjos

    • Dhaís Scremin

      Olá, Monica! Que bom que está gostando das nossas dicas!
      E pode usar o bowl redondo com pratos quadrados, sim! Vai ficar lindo!
      Beijos!

  14. Fotos inspiradoras!

    Amei!

  15. Leonísia Novele

    Olá. Minha mesa é branca com detalhes cinza,rectangular,de 4 lugares e as cadeiras são brancas,cinza.
    Me aconselhas a usar sousplat e jogos americanos de que cor? Peço retorno por favor .
    NB: A cozinha é toda branca e cinza

    • Pamela Almeida

      Olá Leonísia, tudo bem? Cozinha é toda em tons neutros, o que te dá maior liberdade para quase todas as cores. Use arranjos florais para ou acessórios que combinem com os jogos americanos que você escolher, eles ajudam a reforçar o estilo e cor escolhida 🙂

  16. Adoro seu blog. Tenho uma dúvida minha mesa é de 8 lugares quadrada, será que posso usar jogos americanos redondos???

    • Pamela Almeida

      Oi Karina, pode sim. Uma mesa que comporta 4 pessoas ou mais pode utilizar jogos americanos redondos sem medo.

  17. Heloisa

    Olá. Mônica, amei suas respostas. Estou com uma dúvida, costumo deixar minha mesa arrumada com os pratos, rasos, fundos, talheres, guardanapo, o tempo todo, como se fosse receber, pois gosto de olhar tudo arrumadinho e chique, estou errada? Não é chique? Por favor mande a resposta pro meu email. Estou aguardand anciosa.

    • Pamela Almeida

      Oi Heloísa, o ideal é sempre montar a mesa um pouquinho antes das refeições para evitar que os pratos e talheres acabem ficando exposto e sujeitos à poeira do ambiente. De qualquer modo, você pode deixar os jogos americanos e guardanapos sempre dispostos 🙂

  18. Olá, gostaria de saber se posso usar sousplast redondo com pratos quadrados?

    • Pamela Almeida

      Oi Katia, não há uma regra específica, depende muito do estilo do sousplat e do prato. Se os dois forem parecidos e formarem uma composição harmônica não tem por que não usar 😉

  19. Olá, amei suas dicas!
    Mas por favor me ajuda, acabei de comprar uma.mesa com tempo de vidro e base em madeira , essa base é quadrada, no Centro essa mesa ja veio com um enfeite de folhas desidratadas e em 3 cores: creme Verde e vermelho, como decora-la p a refeição, posso usar um arranjo? Obrigada,
    Denise Figueiredo

    • Pamela Almeida

      Oi Denise!
      Pode sim, como a base já conta com folhas, o vaso do arranjo pode ser transparente ou de algum acabamento mais rústico, fica ótimo. Para os jogos de mesa, os tons terrosos como estes http://busca.lolahome.com.br/busca/rustico.aspx?q=rustico também ficam lindos. Se ainda assim você estiver na dúvida, aposte no branco para os guardanapos e jogos americanos 🙂

      Beijos!!!

  20. Olá, Meu nome é Nanci estou adorando suas dicas.
    Gostaria de saber se posso deixar a ilha de refeição rápida sempre posta, pois ela é de pedra branca e com o jogo americano prata os pratos azul tiffany e ojogo americano prata dá um pouco de cor na decoração

    • Pamela Almeida

      Oi Nanci, pode sim. Acaba ficando mais prático e agiliza o dia a dia 🙂

  21. Aqui em casa eu tinha uma mesa grande de vidro que dava para colocar tudo, ficava lindo. Houve um grave problema, minha avó deixou o ferro quente em cima da mesa e ela trincou, compramos outra, porém super pequena. Não tem tanto espaço como a outra. Tem alguma dica para que eu possa montar a mesa?

    • Pamela Almeida

      Oi Taíssa, tudo bem? Mesas pequenas nem sempre são um problema, elas ficam até mais charmosas em alguns casos, rs. Por ser pouco espaço você vai ter que abrir mão de arranjos maiores, então os solitários no centro da mesa sejam um bom caminho. Dependendo do número de pessoas que se sentam à mesa, o melhor é optar por toalhas de mesa ao invés de jogos americanos, assim você consegue ganhar um respiro a mais. Um balcão pequeno ou mesmo uma mesa de rodinhas que você possa levar da cozinha à sala de jantar também pode ser útil, nestes casos o que nós sempre recomendamos é entrar em contato com um designer de interiores que vai conseguir estudar o espaço que você dispõe e fazer uma proposta de décor otimizada e de acordo com o seu perfil 😉

      Beijoss

Deixe o seu comentário

Please be polite. We appreciate that. Your email address will not be published and required fields are marked