DIGITE SUA PESQUISA ACIMA E PRESSIONE ENTER PARA PROCURAR. PRESSIONE ESC PARA CANCELAR

5 inspirações para uma decoração de verão na sua varanda

Lugar de contemplação e relaxamento, a varanda merece uma atenção especial para ser capaz de proporcionar essa tranquilidade. 

 

239394536430713613.1
Fonte: Casa Vogue

 

Espaço presente em grande parte dos apartamentos lançados nos últimos anos, a varanda possui um papel de destaque ao compor uma espécie de “trinca das áreas comuns” junto à sala e à cozinha.

Se é papel das duas últimas oferecer conforto e inspiração para o preparo de alimentos, respectivamente, a varanda chama atenção por sua capacidade de auxiliar na ventilação desses ambientes e, acima de tudo, proporcionar um cantinho tranquilo tanto para você e para sua família quanto para as visitas.

Se você está pensando em decorar sua própria varanda ou está procurando apartamento em perdizes à venda e já quer saber como transformar esse espaço em seu próximo lar, confira essas dicas!

Minimalismo + Cantinho Verde

Varandas são, de forma geral, ambientes menores dentro de um apartamento se comparados com outros cômodos como a própria sala ou o dormitório principal. É preciso compreender a melhor forma de utilizar o espaço para que ele ofereça conforto aos moradores.

A composição abaixo é um ótimo exemplo disso. Com uma escolha neutra de cores composta por mesas e cadeiras em branco e preto e o correto posicionamento de plantas em apenas um lado do ambiente, essa proposta trouxe traços de minimalismo – estilo que defende a utilização de poucos móveis e objetos de decoração em suas composições.

786159678692968353.5

Fonte: Maia LaPierre

 

Atenção ao cuidado com as plantas

Varandas são ambientes ideais para o cultivo de plantas e flores. Além do charme e das cores que oferecem, as plantas auxiliam na purificação do ar e mantêm a temperatura agradável no interior da casa.

Mas diferentes de outros objetos de decoração, elas dependem de cuidados como regas e podas regulares para que cresçam com saúde. Além disso, a varanda é um ambiente que oferece exposição direta do sol e também está sujeita à incidência de ventos mais fortes em determinadas épocas do ano. É preciso, então, escolher espécies mais resistentes como a Flor de Cera, a Cica Revoluta e a Russélia.

451063718919626742.4

Fonte: trendenser

 

Sensação de casa na praia

A escolha dos móveis para a varanda é tão importante quanto a decisão por plantas mais resistentes e exatamente pelo mesmo motivo. Como também estão sujeitos à ação do clima, sofás, cadeiras, mesas e outros móveis devem apresentar materiais mais duradouros em sua composição.

Nesse caso, as melhores opções são os tecidos sintéticos e o vinil. Além disso, uma outra ótima opção que oferece grande durabilidade é o tecido náutico, utilizado em embarcações. Dessa forma, você protege seus móveis e traz aquela sensação de casa na praia para a sua varanda!

164874036346405125.3

Fonte: Katrina Chambers

 

Cores contrastantes com o jardim vertical

Bastante utilizadas em projetos mais modernos de design de interiores, as “paredes verdes” são uma ótima forma de aproveitar o espaço reduzido da varanda com diferentes espécies. Algumas boas opções para a realização da técnica são a hera-inglesa, a jiboia e o lambari-roxo.

Na imagem abaixo, a exemplo da primeira inspiração deste artigo, a composição traz móveis em cores mais contrastantes que transformam-se no ponto focal do espaço e encontram equilíbrio na presença predominante do verde das plantas.

382031980894244933.2

Fonte: Settdesign

 

Sem limites para sua criatividade

Ainda que reduzida, a varanda é uma grande oficina de inspirações e experimentações. E, como em qualquer ambiente pequeno, o grande segredo é saber verticalizar a composição para otimizar a circulação de quem habita o espaço.

Além das plantas suspensas, o projeto abaixo traz uma peça central bastante diferenciada – a poltrona presa ao teto. Uma outra escolha interessante para essa composição é a utilização de estampas na almofada e no tapete, conferindo maior profundidade por meio dos padrões variados.

239394536430713613.1

Fonte: Casa Vogue

 

Conclusão

Não existem regras para a decoração da varanda, mas lembre-se de que ela deve oferecer o conforto necessário para que seja um templo de tranquilidade e harmonia dentro da sua casa. Reflita, questione, encontre as soluções ideais e boa sorte com o seu projeto!

1 Comentários

Deixe o seu comentário

Please be polite. We appreciate that. Your email address will not be published and required fields are marked