DIGITE SUA PESQUISA ACIMA E PRESSIONE ENTER PARA PROCURAR. PRESSIONE ESC PARA CANCELAR

INSPIRE-SE Horta dentro de casa

A horta dentro de casa otimiza o espaço e deixa a decoração
muito mais bela e funcional. Veja ideias para se inspirar!

Se você mora em espaço pequeno, otimizar o ambiente e deixá-lo mais funcional é muito importante. Além de pensar em uma decoração despojada, que integre as áreas e ainda fique bonita, uma dica interessante é pensar muito bem nas cores e disposição de objetos.  Montar uma horta dentro de casa também pode ser muito interessante para quem gosta de inovar e trazer personalidade em pequenos detalhes. Se você gostou de nosso post sobre jardins verticais, vai apreciar muito as imagens e dicas que separamos!

casa-com-horta

Como montar uma horta dentro de casa?
_

Fatores como clima, solo, local e cultura escolhida são fatores importantes de análise na hora de montar uma horta dentro de casa. Suas plantinhas podem variar de acordo com as estações do ano, porém, prefira os temperos se quiser colocá-las na parte interna da residência. Cada tipo de planta recebe um tratamento diferente e é muito importante se informar na hora da compra para que a produção não se perca.

Mas quais temperos plantar? Quais mudas escolher? Salsinha, cebolinha, pimenta, cenoura, alface, manjericão, hortelã são alguns exemplos de plantas que ficam ótimas em uma horta dentro de casa. O importante é não iniciar o cultivo no inverno, pois a temperatura pode comprometer o desenvolvimento delas.

horta-dentro-da-casacasa-com-horta-dentrocozinha-com-hortafotos-horta-dentro-de-casa

hora-em-casa

É importante salientar que mesmo dentro de casa, as plantas precisam receber cuidados e, principalmente, a energia solar. Os vasos são uma boa saída na hora de montar uma horta dentro de casa, assim, abuse das cores e do design para trazer diferenciação ao décor. Os vasinhos podem ficar na cozinha, na varanda coberta, na parede e também no teto. A criatividade e o estilo de decoração delimitarão o que fará no espaço.

Há espaço também para as floreiras, jardineiras e materiais mais sustentáveis e econômicos, como, por exemplo, as garrafas pet e canos de PVC. Depois de plantadas, o cuidado é simples: regue seus vasinhos da horta dentro de casa uma vez por dia (logo no inicio da manhã ou no final da tarde) e adube a terra a cada mês. O excesso de adubo pode prejudicar o crescimento das suas plantinhas.

horta horta-dentro-casa horta-dentro-da-casa-fotos horta-dentro-de-casa horta-dentro-de-casa-dicas horta-em-casa

Como fazer o seu vasinho?

  1. O vaso pode ser de qualquer design, o importante é que ele contenha os furos no fundo.
  2. Depois, preencha um terço do vaso com brita.
  3. Terra e composto orgânico são duas partes fundamentais. Prefira a terra preta.
  4. Plante as mudinhas.
  5. Seu trabalho não acaba depois que você planta suas mudas. É muito importante manter cada plantinha seguindo as instruções de um especialista ou da embalagem. Também é preciso remover as ervas daninhas e regá-las periodicamente conforme indicações.

horta-em-casa-dicas horta-na-casa

hortinha-em-casa

Montar uma horta dentro de casa significa trazer a seu dia a dia alimentos mais saudáveis, permite contato com a natureza e, logicamente, muita economia quando for ao supermercado. A decoração também ganha pontos e, se você quer inovar, as plantinhas podem ser uma ótima saída!

Fonte das imagens: Decorando com Classe, Blog da Lu, Bru Decor Casa, Uol Notícias, Paper Dream Blog, Fashionismo, Arquitrecos, Decora Sonho, Blog Tope, Design Muito Mais, Du Jardin Dans Mavie,  Femside, Homes Dir, Minha Casa Minha Cara e Casa Abril.

11 Comentários

  1. Bruna Ortiz

    Fantástico, Malu!!!

    Bjos

  2. Isabel Oliveira - Bel

    Ótimas idéias! Resultados maravilhosos!

  3. catia moravia

    Adorei. Como as plantinhas na cozinha ficam suspensas de cabeça para baixo? como rega-las?

    • Ana Rossato

      Oi, Cátia! Desculpe a demora em te responder!
      Essas plantinhas suspensas têm um mecanismo diferente de rega. A água é colocada por uma entrada na parte de cima, ficando em um reservatório que libera essa água gradualmente para a planta. Legal, né? É uma ótima maneira de inovar na hora de colocar uma plantinha em casa. Beijos!

  4. Monalisa Rodrigues

    Oi Ana parabens pelo site, adorei as dicas, gostaria de saber se vc tem um passo a passo do sistema de irragaçao da horta na ultima foto com as plantinhas tombadas, ou se for o caso onde posso comprar. Agradeço a atençao.

  5. fernando

    Olá, Monalisa ,tudo bem ? Em relação a sua dúvida sobre irrigação eu gostaria de recomendar a aplicação de água via seringa de um calibre grosso e com um cano na ponta , dessa forma vc aplicar qualquer liquido sem causar sujeira .

  6. Valéria

    Qdo vc faz uma horta dentro de casa, como fica a questão do sol? Todas estas ervas, e hortaliças não necessitam de sol?

    • LolaHome

      Olá Valéria. Algumas plantas podem se adaptar outras não. O ideal é que na hora que você for comprar você se informe sobre a necessidade de luz de cada planta para ver se elas se adaptam às condições da sua horta.

  7. De que material, e como é feita aquela horta ondulada. Onde comprar?
    Obrigada!

    • Carolina Mehl

      Olá Suzana, tudo bem? Infelizmente usamos essa imagem apenas como referência e eu não saberia te informar qual o material utilizado nela nem onde adquirir algo parecido. Desculpe não poder ajudar! Um grande abraço

Deixe o seu comentário

Please be polite. We appreciate that. Your email address will not be published and required fields are marked