DIGITE SUA PESQUISA ACIMA E PRESSIONE ENTER PARA PROCURAR. PRESSIONE ESC PARA CANCELAR

DICA Entenda os símbolos em etiquetas de roupas

Os símbolos em etiquetas de roupas são fundamentais para você ter os
devidos cuidados com a sua peça. Confira lista explicativa com os principais!

Para conservar as roupas de cama, mesa e banho e até mesmo as roupas que usamos diariamente, é muito importante prestar atenção nas etiquetas advindas juntamente com a peça na hora da compra. Sabemos que a maioria das pessoas, sequer possui esta preocupação, visto que os símbolos em etiquetas de roupas, por vezes, são indecifráveis para pessoas mais leigas no assunto. Assim, fizemos este post especial com dicas importantes, além de um infográfico, para você manter as suas roupas belas e conservadas.

simbolos-em-etiquetas-de-roupas

Os símbolos em etiquetas
de roupas são simples!

Ao primeiro momento pode parecer que os símbolos em etiquetas de roupas são muito complicados, mas basta, apenas, um pouco de atenção que o processo de conservação se torna muito simples. Algumas etiquetas possuem legendas para os símbolos, porém, a maioria possui apenas os desenhos, pois para o pequeno espaço não cabe uma explicação mais detalhada.

simbolos-de-etiquetas

Os símbolos em etiquetas de roupas são regulamentados pelo Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial (Inmetro) e obrigatórios desde 2004. Além de dicas para a conservação do produto, a etiqueta precisa conter outros dados importantes como, por exemplo, o CNPJ, razão social, país de origem e tamanho da peça.  Elas são universais, dentro das normas da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) e fiscalizadas para que a lei seja cumprida. Por vezes, os órgãos responsáveis realizam testes para saber se as informações dos símbolos em etiquetas de roupas correspondem à realidade. Se há algo errado, a empresa fabricante é autuada.

Dicas que vão além dos símbolos de etiquetas

 – Roupas brancas e coloridas devem ser lavadas separadamente visto que as peças de cor podem manchar as peças brancas.

– Na lavagem de peças brancas, deve-se tomar cuidado com o alvejante. O produto químico pode amarelar o tecido.

– Peças que soltam fiapos (como toalhas de louça e de banho) devem ser lavadas separadamente para que elas não estraguem as outras peças.

– Separe as peças menos sujas das mais sujas, afinal, para quê submeter a uma lavagem mais intensa peças que com uma simples esfregada podem limpar?

etiquetas-de-roupas-simbolos

– Roupas de lã ou tricô devem ser lavadas com mais cuidado, pois os fios podem soltar e danificar a peça. O mesmo cuidado deve se ter na hora de pendurá-las.

– Peças que levam na composição fibras naturais podem encolher se secadas em temperaturas mais altas.

– Passe as roupas escuras do lado avesso para não desbotar.

O mais importante de tudo o que aprendemos nesta postagem sobre símbolos em etiquetas de roupas é que este material funciona como um ‘RG’ de sua peça, ou seja, é, principalmente, por ela que você tem acesso a observações importantes e fundamentais de conservação. Portanto, nada de cortá-la ao primeiro uso. Se for impossível não retirá-la, guarde-a em local seguro para uma consulta posterior na hora da lavagem.

Fonte das imagens: Hagah, Quality Lavanderia e Clube Batom

5 Comentários

  1. jordão dos santos

    a senhora tem talento………..

  2. Ando pesquisando quais simbolos colocar num produto que estou lançando, 100% poliester de Nylon resinado, sendo possivel lavagem a mão e com lava jato, possibilidade de colocar produto como Veja perfume porem sem cloro.
    em fim, quais os simbolos certos.
    Att
    lauvir

    • LolaHome

      Olá Lauvir, nós não trabalhamos com este material, não sabemos te informar. O ideal é você conversar com o fornecedor da sua matéria prima e fazer testes no seu produto final antes de colocar qualquer símbolo. Abraços.

Deixe o seu comentário

Please be polite. We appreciate that. Your email address will not be published and required fields are marked