17 set

DICA Como remover manchas de tecidos?

Para facilitar sua vida, a Lolahome compilou várias dicas para você remover
manchas de tecidos facilmente e evitar trabalhos redobrados e danos às suas peças! 

remover-manchas-de-tecidos

Sempre temos aquela peça que amamos e que gostaríamos de tê-las eternamente. Assim, para conservar aquela roupa favorita, aqueles jogos americanos ou ainda as roupas de cama das visitas, é muito importante ter alguns cuidados e conhecer alguns macetes básicos para evitar que suas peças estraguem. Quando o assunto é remover manchas de tecidos, já temos a solução! Veja abaixo o cuidado necessário com cada tipo de tecido e, em seguida, confira como tirar cada tipo de mancha, não esquecendo, claro, de consultar as instruções de lavagem contidas nas etiquetas fixadas nas peças que possui!
Esperamos que este guia seja muito útil para vocês!

Guia de como remover manchas de tecidos

Rami e Linho Puro

A fibra de rami é muito resistente, porém, delicada e fina, o que inspira certos cuidados tanto durante a lavagem quanto à agressão de produtos químicos de limpeza ou substâncias que possam causar manchas. Para uma lavagem segura, utilize a programação “delicada” de sua máquina de lavar. Para a secagem, não há restrições específicas.

Algodão e outros tecidos naturais

São peças com toque macio e delicado e exigem um cuidado especial na hora da lavagem. Evite deixá-las de molho, utilize sabão e detergente neutro, dando preferência a secagem ao ar ambiente.

Couro

Manchas em couro claro podem ser removidas se você passar uma borracha macia nas manchas. Mas se a peça estiver muito suja, lave cuidadosamente com sabão líquido e neutro. Você também pode limpar o couro branco, friccionando leite com uma flanela branca seca, ou esfregando uma batata crua descascada. Para eliminar manchas em pelica branca ou clara, use um removedor de esmalte. Se persistir, passe na área manchada um pano embebido em benzina pura.

Deixe de molho com água morna e uma colher de sopa de glicerina (ou amoníaco) para garantir a maciez. Não torça, apenas esprema e deixe secar na sombra. Se a lã for colorida, adicione um pouco de vinagre na água e se for branca, um pouco de água oxigenada. Se a mancha for pequena, uma escovinha umedecida com álcool pode resolver.

Tecidos Sintéticos (100% Poliéster)

Apesar de resistente à luz e umidade, devem ser limpas com escova umedecida numa mistura em mesma proporção de água e álcool e não devem secar ao sol para que não haja ressecamento. Para evitar desbotamento, procure não expor suas peças diretamente sob o sol e, em caso de manchas, procure limpar imediatamente com papel toalha e em seguida com pano umedecido. Os cuidados com o couro sintético são menores (veja tecidos 100% poliéster). Para tirar manchas de café e vinho do couro sintético branco, use água sanitária.

como-remover-mancha-de-tecidos

 Seda

Para lavar peças de seda, use uma bacia e despeje Varsol até cobrí-la. Deixe de molho por uma hora e depois torça a roupa dentro de uma toalha e seque à sombra, em lugar arejado. O cheiro do produto leva até 3 dias para sair. Para tirar manchas use benzina ou éter. Lavar com água e sabão pode fazer com que a peça perca a luminosidade. O leite tira aquele amarelado da seda branca. Lave a peça. Deixe-a de molho por 30 minutos num balde com água e ½ litro de leite e enxágue.

Veludo

Para remover manchas de tecidos como o veludo, basta utilizar uma escovinha umedecida com álcool, jamais com água e sabão.

Tipos de manchas

Barro: Espere secar. Só depois use uma escova, para retirar os resíduos da terra. Em seguida, lave bem o local com uma solução de água quente e vinagre, misturados em partes iguais (para cada copo de água, um copo de vinagre).

Batom: Tire o excesso com papel ou uma toalha absorvente. Lave com detergente e esfregue delicadamente.

Café: Pode sair facilmente com uma pedra de gelo. Se não funcionar, esfregue uma solução de água e bicarbonato de sódio. Se a mancha de café já estiver seca, esfregue um pano úmido com vinagre branco ou álcool.

Caneta: Misture leite integral e álcool em partes iguais e passe na mancha.

Chiclete: Tire o excesso com o lado sem corte de uma faca. Depois passe gelo sobre o chiclete, até que ele endureça e se soltei do tecido. Outra opção é colocar a peça em um saco plástico e deixar no congelador até que o chiclete endureça.

Desodorante: Para retirar manchas amareladas em camisas brancas, misture uma colher de sopa de bicarbonato de sódio com uma colher de sopa de suco de limão. Aplique, espere por 1h, enxague e lave normalmente.

Ferro de passar: Use água oxigenada sobre a mancha amarelada do ferro e lave com bastante água.

Ferrugem: Misture um pouco do sumo do limão verde com sal e passe sobre a ferrugem. Coloque a peça em um local que tenha sol. Quando a mancha sair lave normalmente.

Frutas: Aqueça um pouco de vinagre branco e esfregue o local;

Gordura: Misture 1 litro de água quente com 1 colher de sopa de amoníaco e passe sobre a mancha com uma escovinha. Depois limpe com água e vinagre. Outra sugestão é usar talco comum sobre a gordura e deixar agir por algum tempo, até que o talco absorva a mancha. Lavar em seguida.

Graxa: Coloque detergente de louça em cima da mancha, espere 20 minutos, esfregue e lave normalmente. Se ainda assim não sair, passe uma boa quantidade de manteiga ou margarina sobre a mancha, esfregue até que a graxa “desgrude”por completo. Limpe a gordura com detergente e lave normalmente.

Pomada: Use sabão de coco e esfregue em seguida, deixando-a de molho por uma hora sob o sol. Depois enxague e, se necessário, repita o processo.

remover-mancha-de-tecido

Ketchup: Aplique vinagre branco e lave em seguida.

Molho de Tomate: Molhe na água o quanto antes e depois aplique amido de milho, deixando o produto no local até secar. Retire o amido posteriormente com auxílio de uma escova.

Vinho tinto: Aplique o vinho branco por cima e em seguida lave normalmente.

Sangue: Passe gelo e enxágue com sal e água fria. Depois, aplique mais água e sabão em pó, e esfregue bem. Na sequência, faça mais duas boas lavagens com água e sabão.

Suor: Manchas amareladas de suor podem ser retiradas com sumo de limão. Coloque sobre a blusa seca e deixe por um tempo. Depois, coloque-a de molho.

E para deixar os tecidos mais brancos, a receita mais tradicional de todas é usar sabão de coco e deixar no sol. Onde há sol forte, deixe as peças de molho em água com um pedaço de sabão de coco. Se der para estendê-las sobre um gramado, melhor.

93 Respostas to “DICA Como remover manchas de tecidos?”

  1. Lucas disse:

    PArabéns pelo blog . Más manchei uma camisa minha verde de água sanitária, ficou so dois pingos brancos, ou seja, a água sanitária tirou a cor da camisa onde ela caiu. Tem alguma dica ? , Atenciosamente Lucas.

    • admin disse:

      Olá Lucas, muito obrigada!! A água sanitária na verdade descolore. Então não é uma mancha, infelizmente a tinta da camisa saiu mesmo naqueles pontos. A única solução neste caso é fazer o tingimento na camisa toda. A maioria das lavanderias prestam este serviço. Boa sorte!!

  2. julie disse:

    Preciosas dicas!
    Tenho duas peças com manchas muito resistentes, vamos ver se vc pode me ajudar:
    – blusa de couro (chamois) bege claro com pequenas manchas avermelhadas, possivelmente feitas por ter ficado encostada noutra que possuia botoes desta cor. Já mandei para tinturaria e voltou igual.
    – bata de algodão cor-de-rosa com manchas de tonalidade ferrugem (pontos dispersos) por ter ficado guardada por anos.

    Ah! e sobre as manchas amareladas nas axilas feitas por suor/desodorante, além da indicada, tens mais alguma?
    Obrigada,
    Julie

    • admin disse:

      Olá Julie,

      Estas manchas são difíceis de tirar mesmo, neste caso recomendamos levar as peças à uma boa lavanderia. Analisando o tecido eles saberão melhor o que fazer.

      Abraços!

  3. hilda demarchi disse:

    Comentário deixei uma roupa de lã de bêbe de molho no venish líquido de um dia para outro;após ser enxaguado minha empregada estendeu no sol para secar ,ficou toda amarelado do lado q pegou o sol .O que fazer ? como tirar as manchas?

  4. izabel disse:

    Comentário preciso lavar umas roupinhas de bebe que estao quardadas á só 28 anos mais quero ver meus netinhos com elas saõ lã brancas e amarelas e tambem de ticidos mais saõ lindas e estaõ muito manchadas pelo tempo tem manchas de ferujen tambem muito obrigada por me ajudar izabel

  5. Luciano disse:

    Olá,
    Fui lavar uma camisa branca e coloquei um pouco de água sanitária em uma mancha localizada e no ponto onde coloquei a água sanitária ficou rosa! Como faço pra remover?
    Abraços

  6. Fernanda disse:

    Olá, td bem? Acho q fiz uma besteira e espero q vc possa me ajudar.
    Fui lavar minha calça jeans branca, e achei q ela ainda não havia ficado branquinha o suficiente. A impressão q dava era q ela estava suja, aí tentei lavar pela segunda vez, e foi quando (não sei porque), tive a “brilhante” ideia de colocar agua quente na máquina de lavar (até aí, td bem)… E também joguei alcool na água. Acho q nesta hora, o alcool caiu em cima da calça, e acho q foi neste momento q ganhei manchas amarelas, parece q queimou, sabe? Me ajude, por favor! Adoro essa calça, além do que ela é novinhaaaaa….
    Obrigada e parabéns pelo blog!!!

  7. Fernanda disse:

    Olá, td bem? Acho q fiz uma besteira e espero q vc possa me ajudar.
    Fui lavar minha calça jeans branca, e achei q ela ainda não havia ficado branquinha o suficiente. A impressão q dava era q ela estava suja, aí tentei lavar pela segunda vez, e foi quando (não sei porque), tive a “brilhante” ideia de colocar agua quente na máquina de lavar (até aí, td bem)… E também joguei alcool na água. Acho q nesta hora, o alcool caiu em cima da calça, e acho q foi neste momento q ganhei manchas amarelas, parece q queimou, sabe? Me ajude, por favor! Adoro essa calça, além do que ela é novinhaaaaa….
    Obrigada e parabéns pelo blog!!
    Abraços!

    • admin disse:

      Olá gente, é difícil analisar e passar uma resposta correta sem ver a peça! O que recomendamos é que levem à lavanderia e deixem um especialista dar seu parecer. É mais seguro e vale a pena se vocês gostam muito da peça! Boa sorte :)

  8. gerlane ribeiro disse:

    Comentário Olá, tenho uma camisa azul céu e manchei ela de café, no dia seguinte coloquei de molho e quando fui enxaguar estava cheia de manchas amarelas, não sei o que fazer,’ pois é uma das minha preferidas! Por favor me ajude…

    • LolaHome disse:

      Olá Gerlane, recomendamos que você leve até a lavanderia, se um profissional qualificado analisar o produto em mãos pode dar um parecer mais seguro que nós e terá mais chances de recuperar sua camisa! Boa sorte!!

  9. Thiane disse:

    Bom dia, lavei minha bolsa de couro bege mas ficou toda amarelada, o que faço?? Tem jeito??

    • LolaHome disse:

      Olá Thiane, nós não trabalhamos com couro natural, não temos conhecimentos suficiente nesta área. Eu aconselho levar em uma lavanderia, para ver se tem algum jeito de lavar, se não funcionar quem sabe você possa mandar tingir de outra cor! Boa sorte!

  10. TAtiane disse:

    Oi, comprei um tecido de algodão branco chamado Fustão. Dos lados do rolo de tecido veio uma mancha amarelada parecida com sujo, mas depois de lavado ficou uma mancha esbranquiçada, parecendo de água sanitária, só que o protetor de berço já está pronto e ficou com uma tira esbranquiçada no meio,o posso fazer?

  11. samara disse:

    Alguém sabe me responde se jaqueta de couro branca amarela com o tempo se vale a pena compra?

  12. Priscila Souza disse:

    Olá,
    Gostaria de saber como limpar minha bolsa de couro sintético creme, ela esta como se fosse encardida, porque sujou em cima de uma mesinha de barzinho, alguém pode ajudar?

    Desde já agradecida,

  13. nayara disse:

    olá, eu tenho uma bermuda jeans de cor clara, e apareceram varias machas sem mesmo eu usar . sao manchas meio amareladas. o que eu faço para tirá-las ?

  14. Paola disse:

    Olá.
    Coloquei um monte de roupas brancas para lavar na máquina, e junto, sem querer, foi uma peça de roupa que solta tinta. A maioria das peças continuaram como antes, mas a calça jeans branca da minha irmã ficou com manchas pink. Já lavei de novo com alta temperatura e anil líquido, não saiu. Ontem à noite, coloquei a calça de olho com sabão líquido, anil e água sanitária. Continua manchada. O que faço??? Minha irmã vai me matar…

  15. Regislane disse:

    olá, minha calça vermelha de courinho, depois q lavei fikou com uma macha como si tiverssi molhada o q tevo fazer?

  16. fabiola disse:

    meu sofa é branco com brilho e molhou e ficou uma mancha amarela como faço para retirar esta mancha obrigada

  17. fabiola disse:

    boa noite meu sofa é branco com brilho e molhou com agua ao secar e ficou uma mancha amarela como faço para retirar esta mancha obrigada

  18. Vivian disse:

    olaa , tudo bem ?
    Fiz uma grande besteira fui lavar minha bolsa de couro ,e coloquei agua Sanitaria , e manchou toda. Gostaria de saber se vc tem alguma ideia pra fazer sair ?…

  19. Elayne Barros disse:

    Olá,
    Eu tenho um short de chamois rosa clarinho e ele melou de lama como faço pra limpar? estou desesperada sem saber como limpar!

  20. mara disse:

    Olá gostaria de saber como limpo minha jaqueta de sintético branco, manchou o colarim com suor e os punhos e barra o tecido da calça soltou tinta preta.

  21. priscila disse:

    Óla….
    bom o meu caso foi que manchei minha jaqueta de coro cintetico vervelha de preto e não sei como tirar a mancha ja tentei muita coisa e nada o que posso fazer nesse caso? ou não tem mais geito?

  22. Eliana disse:

    Olá,
    Gostaria de saber como lavar uma jaqueta de couro sintético, ela tem um cheiro muito forte. Já deixei no sol, no vento, passei pano úmido, com sabão neutro…. Será que se eu colocá-la de molho em água com um pouco de amaciante irá estragar a peça? Agradeço desde já.

  23. Erica Caroline disse:

    Meu uniforme é branco de um tecido tipo camiseta de futebol, 100% poliamida, dai aparecem umas manchas tipo gordura, do nada. Pra piorar, manchei ela de batom. Dai fiz o esquema do talco com o papel passando com o ferro e nada saiu. Depois fiz a do detergente com álcool e tb nada deu certo. Tem alguma dica especial para este tipo de tecido? Gostaria muito de saber.

  24. ana disse:

    Ola.
    lavei u vestido branco de renda com agua sanitaria, a renda da bainha que era mais fina ficou amarelada, o resto do vestido esta branco como eu queria, o que fazer? para tirar o amarelo da renda?

  25. Carol disse:

    Oi oi :]
    manchei meu jaleco de tinta de impressora (sim eu fui capaz, rs) o que eu faço?!

  26. Jessica disse:

    Olá pessoal!

    A postagem está fazendo o maior sucesso entre os leitores e os comentários não param de chegar, assim, fizemos uma resposta especial para todos os interessados:

    A principal recomendação para todos que estão com peças manchadas em casa é que procurem uma lavanderia da região, pois lá vocês encontram um profissional especializado para sanar todas as questões referentes às manchas e a remoção delas. Nós, aqui da Lolahome, não trabalhamos com todos os tipos de tecido e torna-se, deste modo, muito difícil traçar um ‘diagnóstico’ de cada peça sem estudar o caso (que tipo de mancha, há quanto tempo foi manchado, que tipo de tecido manchou, etc.). O mais importante é não deixar o tempo passar, pois, muitas vezes, a mancha não sairá mais e vocês perderão a peça!

    Abraços!

  27. Luciane disse:

    Ola pessoal!
    Estou em apuros ….. Minha filha foi Dama Honra e o casamento foi fazenda. Ela usou vestido seda cor cru …. E brincou muito …. Imaginem … Fazenda com terra vermelha …. Eu mandei vestido lavanderia e ele ficou mancha da terra vermelha …. Como posso remove-las??? Pois o vestido e emprestado e preciso devolver limpo……. E na lavanderia eles nao podem usar nada de diferente pois existem franquia …… Help!!! Bjs

  28. Ranielly disse:

    Olá, comprei uma calça jeans super preta, usei apenas uma vez, e não sei onde encostei para aparecerem duas manchas no bolso de trás: uma avermelhada parecendo uma tinta, catchup… e uma outra que nem sei como explicar. Tenho medo de passar algum produto e acabar descorando e piorando mais ainda a situação.
    Por favor, o que vocês acham que posso fazer? Gosto muitoooo dela e usei apenas uma vez.

    Obrigada…

  29. valeria disse:

    Olá comprei uma blusa rosa e por descuido lavei com outras roupas coloridas e a manchou num tom meio azul, já fervi diversas vezes com sabão em pó e por último com sabão, álcool e vinagre, mesmo assim não surtiu efeito, você teria alguma dica, pois a blusa é linda, além de ser novinha………obrigada

  30. Maria disse:

    Comprei uma jaqueta de poliuretano da M. Officer e não sei como lavar. Poderia me ajudar?

  31. Jurema Tavares Chaves disse:

    Tenho uma jaqueta creme, 73% poliester e 27% algodão, usei com uma blusa vermelha por dentro que indica ser 100% poliester. Só vi no dia seguinte que o casaco ficou todo rosado por dentro. Tenho medo de lavar e fixar a mancha, o que pode ser feito. Foi a 1ª vez que usei as duas peças. A blusa já lavei separadamente, usando sal. Aguardo uma solução e agradeço a atenção.

  32. Mariana Lucena disse:

    Boa Tarde!

    Manchei minha calça jeans preferida com vinho tinto, deixei na lavanderia, mas a mancha não saiu. Tem alguma dica para retirar essas manchas?
    Obrigada!

  33. paula disse:

    Gostaria de saber como retirar manchas de assento de cadeira de escritório (couro?, ou material sintético?),quando manchado de tinta de calça preta?
    Obrigada,
    Aguardo resposta.

  34. sandra disse:

    manchei o carpete da minha patroa,derrubando o ferro quente,quero saber se tem alguma coisa que poderia passar,para pelo menos amenizar a mancha.Obrigada,Sandra.

  35. Thiago Monteiro disse:

    Eu tenho uma camisa de algodão, ela é branca com vermelho, só que na lavagem o vermelho desbotou e manchou o branco. Ajude-me a tirar essa mancha por favor. Obrigado.

  36. helen disse:

    Olá,comprei um vestido amarelo claro e sem querer eld manchou de ketchup,botei de molho a o ketchup não saiu e o vestido ficou com manchas brancas.Devo colorir ou tem solução?

  37. Paloma de Almeida disse:

    Olá,

    Minha mãe lavou minha calça jeans azul clara e ela ficou manchada… Tem algo a ser feito? Pois não é mancha de outra roupa… Foi a primeira vez que ela lavou, é uma calça colorida (azul claro) e ficou umas manchas nas pernas..

    Obrigada!

  38. Claudia Fernandes disse:

    Olá,
    Tenho uma sapatilha vermelha de camurça que desbotou cor na minha calça jeans branca que eu amo de paixão novinhaaaaaa. Pelo amor de Deus, me ajudem! Já coloquei de molho no vanish com agua quente e nada rsolveu.
    muito obrigada.

  39. Andrea disse:

    Fui a Foz de Iguaçu e minhas roupas voltaram manchadas de um pó vermelho. Tem uma bermuda xadrez branca com azul marinho, não consigo limpa-la. Pode me ajudar? Já usei bicarbonato, vanich (Rosa), água quente, molho, escova…. Nada adiantou!!! Andrea

  40. ana rosario disse:

    ola´
    lavei um vestido de seda estampado em casa e o azul manchou o fundo claro. como faço para salvar o vestido?

    abs

    ana

  41. Michelle disse:

    Tenho uma calça verde clara…muito linda, que eu amooo muito sabe, mas porém fiz uma besteira…esfreguei em 4 cantos onde ela estava suja com detergente…rss’ ai ela nesses devidos locais ficou branca…não sei o que fazer, pois naum quero escurecê-la, queria tingir no mesmo tom, mas ainda naum achei lavanderia que faça com a mesma cor, pq ficam dizendo que naum vai fiuncionar…..esses papos furados…pode me ajudar?

  42. Danielle disse:

    Olá, boa tarde! Tudo bem?
    Tenho jaqueta creme de Tecidos Sintéticos (100% Poliéster) no qual foi mancha de azul por ficar dentro da minha mala de viagem, acredito que devido a umidade do local onde a mala esta guardada soltou tinta de manhcou a minha jaquete. paguei uma nota na lavanderia que não deu jeito, acredito que não era especilizada, enfim…. como posso tentar salvar a minha jaqueta?

    Gostaria de outra dica tem varias Jaquetas deste material e lavar na lavandeira sempre, tem me levado a falencia…rsrs como posso lavar em casa?

    Grata,

  43. LolaHome disse:

    Olá pessoal!
    A postagem está fazendo o maior sucesso entre os leitores e os comentários não param de chegar, assim, fizemos uma resposta especial para todos os interessados:
    A principal recomendação para todos que estão com peças manchadas em casa é que procurem uma lavanderia da região, pois lá vocês encontram um profissional especializado para sanar todas as questões referentes às manchas e a remoção delas. Nós, aqui da Lolahome, não trabalhamos com todos os tipos de tecido e torna-se, deste modo, muito difícil traçar um ‘diagnóstico’ de cada peça sem estudar o caso (que tipo de mancha, há quanto tempo foi manchado, que tipo de tecido manchou, etc.). O mais importante é não deixar o tempo passar, pois, muitas vezes, a mancha não sairá mais e vocês perderão a peça!
    Abraços!

  44. Elisandra disse:

    Hoje lavei meu shorts de renda na cor creme com sabão líquido brilhante e vanish para roupas de cor, e ao estender tive uma surpresa, uma mancha branca em meu shorts… Gostaria de saber se á salvação para continuar na mesma cor? Alguma tinta ou alguma coisa que dê pra passar no local para disfarsar ja que não foi muito grande a mancha?

    • Ana Rossato disse:

      Oi, Elisandra! Puxa, que coisa chata de se acontecer, hein? Olha, como a renda é um tecido delicado, sugiro que você dê um pulo em uma tinturaria de confiança para saber qual produto poderá usar para consertar a mancha. De preferência, não demore: manchas são mais fáceis de sumirem quando ainda estão novas. Boa sorte!

  45. Elisandra disse:

    Ok, Ana muito obrigada pela atenção. :)

  46. kika disse:

    Minha funcionaria manchou uma poltrona de veludo acinzentado com agua sanitária,(esfregou com escova) tem como disfarçar a mancha grande branca que ficou no meio do encosto?

    • Ana Rossato disse:

      Oi, Kika!
      Manchas com água sanitária são sempre complicadas, ainda mais em um tecido como veludo. O ideal é procurar um serviço especializado em limpeza de estofados para não correr o risco de prejudicar ainda mais a sua poltrona. Boa sorte!

  47. michele disse:

    Oi,eu fui lavar meu short jeans e manchou todo o short com a tinta dele mesmo o que devo fazer para tirar a mancha do short?

    • Ana Rossato disse:

      Michele, a solução mais certeira é procurar uma lavanderia para que analisem a peça e a melhor maneira de tratá-la!

  48. Regina disse:

    Gostaria de saber como fazer uma camisa branca de algodão voltar a ser branca,pois lavei por engano com uma roupa vermelha e esta ficou meio rosa .me ajudem por favor.

    • Ana Rossato disse:

      Oi, Regina!
      Como não podemos avaliar a peça, o ideal é levá-la a uma lavanderia que poderá te instruir com mais certeza.
      Abraços e boa sorte!

  49. Silvia disse:

    Olá, boa noite.Estou desesperada!Sou costureira e passei o dia hoje fazendo roupas de Mamãe Noel.Quando acabei é percebi que minhas cadeiras, de curvin ou napa não sei bem, estão todas manchadas pelo cetim vermelho. Por favor me ajude, já tentei de tudo: cloro, vinagre, detergente.Não sei mais o que fazer.Será que se secar não será pior?

  50. Silvia disse:

    Ps: a napa das cadeiras são brancas.

  51. Valéria disse:

    Boa noite,

    Meu marido sujou a camisa regata branca de barro e não consigo tirar!Me ajudem por favor!!!!O que eu faço?O pano é 100% poliester e não consigo remover!

    Obrigada!

    • Ana Rossato disse:

      Oi, Valéria.
      Qualquer dica que pudéssemos dar seria algo caseiro. O ideal, principalmente se a mancha não quer sair, é levar a peça para uma lavanderia. Boa sorte!

  52. Thiago Petherson disse:

    Eu tenho uma camisa BRANCA em 100% Poliéster da PUMA (Aquelas de usar em academias e pra praticar esportes), que acabei de comprar. Sendo que fui jogar futebol com ela em um dia de chuva e a camisa ficou com muitas manchas de lama, devido ao campo de futebol ser de chão. Minha mãe já tentou de tudo pra tirar essas manchas de lama, Vanish, Sabão em Pó, Bicarbonato de Sódio. Porém nada deu resultado. Gostaria de saber se vc tem alguma solução. Desde já, Agradeço. Obrigado !

    • Ana Rossato disse:

      Oi, Thiago. Mãe normalmente sabe tudo, né? E quando nem elas sabem resolver, o melhor mesmo é correr pra lavanderia! Sem ver a peça, é difícil dar um diagnóstico, mas uma coisa é certa: mancha de lama impregna muito fácil. Abraços!

  53. Franciele disse:

    Olá tenho uma calça verde , e estava fritando batata e espirrou gordura e coloquei ela na agua rapidamente por que me falaram q tinha colocar e não saiu a mancha , o que eu faço minha calça é nova? Agradeço.

    • Ana Rossato disse:

      Franciele, o ideal é levar para uma lavanderia poder decidir o melhor jeito de tratar a mancha. Como não podemos ver a peça, fica complicado. Abraços!

  54. Rodrigo disse:

    Minha calça azul foi lavada e agr está com manchas brancas e agr?

    • Ana Rossato disse:

      Oi, Rodrigo. Estamos indicando que os leitores procurem uma lavanderia para conseguirem uma solução eficaz e sem comprometimento da peça. Abraços!

  55. Ana Paula disse:

    Oi , lavei um sapato de camurça bege claro e quando secou ficou parecendo que foi queimado, o que devo fazer?

    • Ana Rossato disse:

      Oi, Ana Paula. A camurça é um tecido complexo de se tratar, então o ideal é levar para uma sapataria para que eles possam indicar a melhor solução. Abraços!

  56. Luciene disse:

    olá, estou com grande problema ..TEnho uma cadeira antiga revestida com um tecido par3cedo com veludo, uma moça ao sentar nela manchou com sangue de menstruação..Como devo fazer para tirar essa mancha sem desbotar o tecido e sem ter que tirar o tecido tbm? A mancha está bem no centro da cadeira…POr favor me ajude se puder…obrigada

  57. Nega disse:

    Olá, boa tarde! Comprei um vestido de dama para minha filha, só que o vestido está meio amarelado, como devo lavar? Posso lavar em casa? Grata.

    • Ana Rossato disse:

      Oi! Olha, o melhor é levar o vestido para uma lavanderia mesmo, porque os tecidos de vestidos mais elaborados, como de dama, são mais sensíveis. Abraços!

  58. Larissa disse:

    Tenho uma blusa do meu pai novinha das Osmoze !
    e ele manchou ccom barro e nao consigo limapar o que posso fazer ???
    me ajude por faver !!!!

  59. Jacyara disse:

    Ola meu vestido amarelo manchou com uma tinta preta como faco para retirar? estou desesperada porque acho que não vou mas poder usar meu vestido.

  60. Elza disse:

    Olá, boa tarde gostaria de saber se você tem dica para remover nódoa de planta como aroeira, pois acho que foi dela que meu marido sujou sua calça.Na calça ha somente respingo.

    Parabéns pelas dicas.

  61. Luciane disse:

    Olá;bom dia

  62. Priscilla disse:

    olá, eu comprei uma camisa branca de seda , e a gola de é roxa, eu deixei de molho com sabão em pó e a parte roxa manchou a parte branca, como eu faço para tirar?

  63. paula gardenia disse:

    Oii, gostaria de saber se manchas de jens azul sai de camisas de algodão ( rosa claro)..
    A mancha não está forte,mas da para ver );
    Pouco tempo de mancha (2dias)

  64. Paula disse:

    Ola coloquei um shorts preto de molho junto com outras roupas , não imaginei que este tecido soltaria tinta e soltou manchou uma saia longa de malha minha , pior que usei a saia uma vez não queria perder a saia…ficou algumas manchas na lateral…o que posso fazer para retirar???

  65. isabela disse:

    Boa tarde.
    Manchei minha camiseta branca de sombra 3D vermelha e azul antes de lavar coloquei detergente esfreguei e coloquei na maquina.
    Depois de lavado a mancha ainda não saiu,você poderia me ajudar.

  66. Karina disse:

    Oi poderia me ajudar fui lavar pela primeira vez um short branco com detalhes azul e uma incrível etiqueta de couro, o a etiqueta manchou o short. O que eu faço pra tirar a mancha? Agradeço desde já!

  67. Ana Raquel disse:

    Olá. Tenho uma toalha de mesa que uso no Natal e este ano quando fui por a mesa, vi que ela estava com uma mancha amarela (creio que deva ser de gordura – antiga, apesar de ter sido lavada para guardar. Fiz de tudo para tentar a mancha, mas não saiu (coloquei Vanish, sabão líquido diretamente na mancha, deixei de molho e nada). Será que você tem como me ajudar em alguma dica, já que é mancha antiga?? Obrigada pela sua ajuda.

  68. gabriela lima disse:

    tenho uma blusa rosa bem claro quase branca, mas foi colocada pra lavar junto com uma bermuda jeans escuro, e acabou manchando, eu ja tentei tirar de todo jeito mas não sai, me ajudem por favor não sei o que fazer :/

  69. rafaela disse:

    OI MANCHEI MINHA CAMISETA DO SERVIÇO COM ESMALTE BRANCO
    MINHA CAMISETA E VERMELHA JA TENTEI ACEONA COM DETERGENTE NEUTRO E NADA SERA K PODERIA ME AJUDAR

  70. Jihana disse:

    Olá, meu filho sentou na cadeira de seda e tinha passado a pomada nebacetin na perna dele q ficou tudo na cadeira …ai peguei e passei detergente de coco em cima das manchas … Ficou mais manchado… Por favor me ajuda a tirar essa mancha de pomada da cadeira de seda!
    Aguardo resposta

  71. jessica disse:

    oi coloquei 3 camisetas de molho colorida de molho só esqueci de enxaguar ,a camiseta azul soltou tinta manchando as outras duas camisetas ficou manchada de azul,o que fazer as camisetas não soa minhas? socorro

  72. Aline Morais disse:

    Bom dia, tenho um vestido bege de bolinhas pretas, de algodao, que lavei com sabão em barra, a mão, coloquei pra secar no varal, e mesmo assim, as bolinhas ficaram parecendo “escorridas”. O que faço para tirar essas manchas, meu vestido é novinho…obrigada

  73. cristiane disse:

    olá boa tarde ,lavo minha sala toda semana e caiu cif do lado do sofá preto de cor rino gostaria de tirar essa mancha, vcs podem me ajudar ? Desde já obrigada .

  74. manuel guimaraes disse:

    boas, eu tenho umas VANS de pano azuis, e sujeias. depois de as lavar as sapatilhas ficaram com umas marcas, meias verdes, suponho que as tenha sujado em alguma erva ou assim. será possível retirar as manchas ? se alguem podesse ajudar agradecia (:

  75. Andressa disse:

    Quero parabenizá-los pelo blog, estava com uma manchinha num jeans colorido, abri a página de vocês e estava lá a solução! Fiquei tão feliz! Muito obrigada pelas dicas e sucesso! (:

  76. Ana Rossato disse:

    Oi, pessoal.

    Estamos recebendo muitos comentários pedindo ajuda sobre como proceder com manchas. Não somos especialistas no assunto e seria irresponsabilidade indicarmos os procedimentos a serem tomados. Algumas manchas são de difícil remoção e precisam de cuidados extras, assim como há tecidos mais sensíveis, que demandam um trato mais especializado.
    Por isso a nossa indicação é de procurar um profissional para que ele possa indicar a vocês o tratamento exato para o problema.

    Obrigada pela compreensão,

    Equipe Blog Lolahome.