DIGITE SUA PESQUISA ACIMA E PRESSIONE ENTER PARA PROCURAR. PRESSIONE ESC PARA CANCELAR

Tricot na Decoração – Como usar

Aprenda com a gente como deixar a decoração da sua casa ainda mais relaxante e confortável com peças de tricot!

Amanhã damos as boas vindas ao outono, e as temperaturas lentamente começam a baixar e a brisa fica mais geladinha. Nessas horas não há nada melhor do que o conforto e o aconchego da nossa casa não é verdade? Peças de tricot são a escolha perfeita para vestir o seu lar durante o ano inteiro, e principalmente durante estações como primavera, outono e inverno onde dependendo do horário do dia precisamos de um lugar mais aconchegante e confortável para descansar ou receber familiares e amigos. Por isso hoje aqui no blog vamos te mostrar como deixar o decor da sua casa ainda mais gostoso usando itens de tricot, e você vai ver como é fácil e prático inserir essas tramas lindas na sua decoração!

capa-tricot

Tricot na decoração da sala

Almofadas e mantinhas de tricot possuem um toque muito macio e confortável, alem de deixarem o look do espaço mais convidativo e aconchegante. Essas qualidades fazem delas as aliadas perfeitas para sofás e poltronas de todos os tamanhos e estilos.

Salas de estar ou ate mesmo os famosos home theaters (também conhecidos como salas de tv), ficam ainda mais delicadas com o charme do tricot.

Invista em cores mais neutras como por exemplo o branco, o bege e o cinza para ambientes que possuem um decor mais clássico. Já para espaços mais contemporâneos, não tenha medo de abusar das cores como os amarelos, os verdes e os azuis pois as almofadas de tricô ficam lindas de qualquer jeito e em qualquer cor!

tricot-para-a-sala

Tricot na decoração do quarto

Na decoração do quarto, o tricot pode ser usado em colchas ou cobre leitos, porta travesseiros, almofadas e mantinhas. Você pode criar um look inteiro de tricot, ou se preferir misture algumas peças de tecidos planos como por exemplo algodão e linho para criar camas super macias e confortáveis.

Almofadas estampadas coloridas também combinam muito bem com as diferentes tramas de tricô, e podem te ajudar a criar composições bastante alegres e únicas. Um truque bem útil para mesclar esses tecidos, é escolher uma ou mais cores que apareçam na sua estampa e misturar almofadas de tricot lisas nessas cores as peças estampadas.

tricot-para-quarto

Diferentes tramas de tricot

O tricot possui uma quantidade enorme de tramas. Cada uma delas se adequa melhor a um estilo de decoração, ou gosto pessoal. Tramas caneladas, com trancinhas ou lisas são as mais tradicionais e combinam com todos os estilos.

Já as tramas mais rendadas ficam lindas quando são utilizadas em decorações mais rústicas ou femininas, e adicionam ainda mais delicadeza aos espaços.

Existem também as tramas estampadas, que utilizam diferentes cores de fios para criar desenhos únicos e cheios de personalidade, desde geométricos ate os amados animal print ou florais.

tramas-do-tricot

Cuidados com as peças de tricot – Como lavar e secar tricot

Peças de tricot exigem um pouco de cuidado na hora de serem lavadas, para não perderem o seu formato, porem não exigem nenhuma rotina que leva muito tempo. Lave suas peças de tricot na mão, com água e um pouco de sabão neutro, e enxague com água em abundância. Colocar essas pecas na maquina ou deixá-las de molho vai fazer com que elas percam um pouco do formato original, portanto não é recomendado. Na hora de escorrer a água do enxague, ao invés de torcer a peça, esprema ela com delicadeza entre as mãos apenas para retirar o excesso de água e estenda ela em um local plano e com sombra. Como os fios usados para o tricô são bem macios, não há necessidade de usar amaciantes. Na realidade fios muito puros como os das peças de tricot ou de roupas de cama feitas com materiais naturais como o algodão ou a fibra de bambu acabam sendo prejudicados com o uso de produtos químicos como amaciantes, pois suas fibras delicadas não necessitam da química encontrada na composição desses produtos. Também não recomendamos a lavagem a seco, pois ela acaba deformando a peça.

O que é jacquard?

Muitas vezes associado a peças de tricot como mantas, almofadas e até mesmo colchas está o nome jacquard, porém muitas pessoas não sabem o que isso significa e se a peça ainda pode ser considerada como tricot. A resposta é sim! O jacquard nada mais e do que uma técnica utilizada no tricot, onde são utilizadas duas ou mais cores de fio para criar padrões geométricos ou desenhos nas peças. Esse é o nome mais utilizado aqui no Brasil, porém em outros continentes e culturas essa técnica de utilizar mais de uma cor de fio nas tramas do tricô também e conhecida por vários outros nomes como por exemplo Intarsia, Fair Isle etc. Na decoração de ambientes, mantas e almofadas em jacquard aliam o toque macio e super confortável do tricot com os padrões e estampas que tanto amamos, criando composições bastante alegres e cheias de personalidade, sem abrir mão do conforto!

tricot-jacquard

Separamos nossas peças preferidas em tricot para te ajudar a deixar o seu lar ainda mais confortável, relaxante e colorido, da só uma olhadinha:

  • Clique e saiba mais!!

Deixe o seu comentário

Please be polite. We appreciate that. Your email address will not be published and required fields are marked