28 fev

INSPIRE-SE Jardim Vertical

O jardim vertical é uma ótima solução para deixar a natureza entrar na sua casa, em uma época que os espaços horizontais estão cada vez menores.

jardim-vertical-dentro-de-casa

Essas verdadeiras paredes vivas podem ser montadas na varanda, na sala ou até mesmo na cozinha. Elas colaboram com a diminuição dos efeitos da emissão de carbono e diminuem a temperatura do ambiente pelo controle da energia solar. A engenheira agrônoma e paisagista Ana Augusta Lupion, da Lupion Paisagismo, ensina como montar um jardim vertical, quais plantas utilizar e como fazer a manutenção. Acompanhe o post e fique por dentro das principais técnicas e harmonias para  você montar o seu jardim vertical!

Jardim Vertical | Como montar?

Existem diferentes técnicas para montar um jardim vertical e para todos os bolsos! Uma das mais sofisticadas são os blocos da Green Wall Ceramic, que formam vasinhos e contam com a possibilidade de instalar um sistema de irrigação, que facilita o cuidado e manutenção.

ceramica-jardim-vertical

A Neo Rex oferece blocos de concreto pré-moldados, que podem ser concreto fundido, com jardineiras continuas ou blocos de concreto socado, com jardineiras zigue e zague. Também podem ser instalados com sistema de irrigação. Outra opção mais simples são os kits de sistema modular, feitos de uma estrutura de plástico, onde os vasinhos são adquiridos separadamente.

Você também pode montar seu jardim vertical de maneira mais simples, pregando vários vasinhos de diversos tamanhos na parede, formando uma composição harmoniosa. Uma boa opção é utilizar vasinhos e  placas de fibra de coco para montar o painel, como a foto abaixo.

Treliças de ferro ou madeira com vasos meia lua é outra opção de montagem. Para colocação deve-se chumbar a treliça na parede e prender os vasos com ganchinhos. Esta alternativa facilita o uso da vegetação, pois você pode colocar vasos maiores. Os vasos meia lua também podem ser pregados em tela de alambrado.

O que plantar?

O jardim vertical permite o uso de diversas plantas. Os blocos e vasos menos profundos exigem mais cuidado na escolha das espécies. Deve-se optar por plantas de raízes mais superficiais como por exemplo: dinheiro-em-penca (Callisia repens), lambari -roxo (Tradescantia zebrina), peperômia (Peperômia scandens) entre outras.

Para os blocos de concreto pré-moldado, algumas espécies indicadas são: barba de serpente (Ophiopogon jaburam) e aspargo-pendente (Asparagus densiflorus).

Como cuidar?

paredes-vivas

Em qualquer das opções listadas acima, deve-se tomar alguns cuidados especiais na manutenção do jardim vertical. Muito cuidado com a irrigação e drenagem dos vasinhos, sempre verifique colocando o dedo nos vasos para ver se o solo não está muito encharcado ou muito seco.

Escolha sempre a espécie recomendada para o tipo de clima e iluminação onde o jardim será instalado. A adubação deve ser frequente, o ideal é fazer uma adubação química de NPK no verão, com a quantidade e formulação especifica para as espécies utilizadas e no inverno o ideal é utilizar produtos orgânicos.

Agora que você já sabe montar jardim vertical, confira algumas referências e inspire-se!

jardins-verticais

 Para mais informações entre em contato com a Lupion Paisagismo aqui.

43 Respostas to “INSPIRE-SE Jardim Vertical”

  1. ronaldo leãao rego disse:

    Comentário
    recomendo acessar http://www.urbanatura.com.br e ver um modelo de jardim vertical interessante.

  2. Silvana Castro Lino disse:

    Comentário
    Jardim vertical quem não gosta é muito lindo !

  3. Marta disse:

    hum! Que lindo, muita boa essa matéria, parabéns!

  4. Lia Sosré disse:

    ComentárioSo uma palavra pode dizer o gue acho,isso é limdoooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooograto!

  5. Lia Sosré disse:

    ComentárioSo uma palavra pode ser dtto do gue acho,isso é limdoooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooograto!

  6. Guilherme Alexandre Oliveira da costa disse:

    Queria saber aonde consigo as plantas baratas para comprar, para fazer o jardim vertical,estava olhando num site aqui de um a floricultura,uma mudinha pequena esta 15,00,ta é doido assim nao dou conta nao…Se alguem puder me ajudar…podem me responder no meu e-mail..guilhermecosta2@hotmail.com.br

    • larissa disse:

      Oi Guilherme, o ideal é que você vá até uma floricultura física ou loja de jardinagem, que fisicamente sairá mais barato! Também tem a opção de comprar sementinhas em saquinhos, geralmente podemos encontrá-las em mercados comuns. Espero ter ajudado e boa sorte com seu jardim vertical!

  7. Guilherme Alexandre Oliveira da costa disse:

    Muito obrigado Larissa,ajudou sim..

  8. Ana Maria disse:

    Belo!!! tenho um jardim de fibra de coco com ervas e, adoro. Parabéns, ótimas opções. Na minha cidade algumas arquitetas comercializam e instalam com o sistema de irrigação jardim vertical elaborado com kits de sistema modular, feitos de uma estrutura de plástico, onde os vasinhos ficam na posição horizontal (deitados) nos módulos. Depois de um tempo muitas das plantas não conseguem resistir, não se desenvolvem, murcham e morrem. Penso que, as plantas poderiam desenvolver caso os vasos ficassem colocados na posição vertical (em pé) ou inclinado (quase em pé) mas, as arquitetas que comercializam e instalam esse tipo de jardim discordam e só os coloca na posição horizontal. Algumas pessoas que adquiriram disseram-se arrependidas com o investimento. Então, como as plantas deverão ficar? deitadas ou em pé? Antecipadamente agradeço a atenção. Ana Maria

    • larissa disse:

      Oi Ana Maria,

      Tudo bem?
      Legal você ter colocado esta questão aqui no post.
      Infelizmente não podemos te responder com exatidão se as plantas devem ficar na horizontal ou vertical. Pelo senso comum e pelo que sabemos de botânica, as plantas devem ficar em posições favoráveis à luz solar em horários corretos, devem ser irrigadas conforme cada espécie pede e também precisam ser fertilizadas em alguns momentos. Pois bem, isto todos nós sabemos mas a quanto à posição dos vasinhos nós pesquisamos um pouco, porém não encontramos resposta correta. Mas sabe o que você pode fazer? Vá até alguma floricultura de sua cidade, ou até um jardineiro experiente e pergunte as opiniões de quem é profissional no cultivo e cuidado de plantas, o que acha?
      Se possível leve uma foto de seu Jardim Vertical para explicar-lhes o que está havendo.

      Abraços, esperamos ter ajudado!

  9. Guilherme Rinaldi disse:

    Queria saber o custo, em geral, de um jardim vertical, eu estou procurando em todos os sites, mas é muito confuso. Quem puder me ajudar eu agradeço!!

    • Jessica disse:

      Olá Guilherme!

      O preço de um jardim vertical pode contrastar bastante. Há aqueles mais simples, feitos para pequenos vasos que custam cerca de R$ 200, 00, e há aquelas mais elaborados, que podem ser grandes painéis feitos para uma parede toda, que custam mais de R$ 1000,00. Tudo depende do seu orçamento, do seu gosto pessoal e do espaço disponibilizado para a montagem de um jardim vertical.

      Esperamos ter ajudado!
      Abraços!

  10. Sueli disse:

    Ola,

    Montei um painel de treliça de madeira com vasos de fibra de coco, porem prendi os vasos com lacres de plastico o que impossibilita a retirada ou mudança de lugar dos vasos. Vi que vc utiliza ganchos. Onde posso compra-los? Ja procurei pela internet e nao encontrei.
    Obrigada,
    Sueli

    • Jessica disse:

      Olá Sueli!

      Já procurou naquelas lojas de ferramentas para casa? E em estabelecimentos especializados em itens para casa e decoração? Estes ambientes costumam ser curingas quando precisamos de pequenos itens!

      Esperamos ter ajudado!

      Abraços!

  11. viviane disse:

    gosteii muito dessa pag ameii as plantas e a forma de plantalas com todo cuidado e carinho com o meio ambiente

  12. Renato Gutierres disse:

    Tenho um quintal e nele gostaria de fazer um jardim vertical. Tirei umas fotos consigo enviar para sugerir algo?

    • Ana Rossato disse:

      Oi, Renato! Tudo bom?
      Olha, ficamos muito contentes em você querer nossa opinião, mas infelizmente não fazemos serviços de consultoria. Para uma opinião mais específica, contate um paisagista. Ele saberá fazer um projeto personalizado e ideal para o seu espaço. Boa sorte e um abraço!

  13. Gonçalves disse:

    Imaginei rebaixar o teto da minha varanda utilizando uma tela e uma planta que se espalhe em sua extensão. Isso é possível? A Unha de gato serviria para isso? O que você pode me sugerir.

    Obrigado, abraço.

    Parabéns pelo seu blog!

  14. silvia struck disse:

    Ideias fantasticas, o site é muito inspirador, parabens

  15. Ronaldo disse:

    Belíssima matéria, lindos trabalhos, parabéns!

  16. vagner disse:

    muito bom esse post, porém tenho uma duvida no meu quintal dos fundos da casa tenho um muro de 4m de altura e 12m de comprimento esse muro forma um “L” onde pega sol o dia inteiro pos bem a pergunta é quais plantas se adaptam a essa condição em um jardim vertical eu gostaria de plantas vistosas tipo samambaias…sou do Rio e aqui e muito quente…obrigado…

    • Ana Rossato disse:

      Vagner, algumas plantas que podem ficar expostas ao sol pleno são: liríope, trapoeraba roxa, lambari e a jiboia. A jiboia e lambari, em particular, são bem vistosas. Abraços!

  17. Silvana disse:

    Olá, adorei a matéria e as repostas dadas aos internautas. Estou idealizando um jardim vertical e estou com dificuldade para definir qual sistema de irrigação por gotejamento comprar. Você pode dar uma dica? O lugar que vou contruí-lo é de meia sombra e quero plantar flores. Quais poderei utilizar?
    Agradeço antecipadamente

    Abs,
    Silvana

    • Ana Rossato disse:

      Oi, Silvana. Cada fabricante possui uma especialidade e indicação diferente. O ideal é pesquisar entre as suas opções de compra. Não poderíamos indicar uma marca em específico, mas a dica que podemos dar é para que você escolha um sistema de gotejamento que possa ser regulado, já que flores são mais delicadas do que folhas. Um abraço e boa sorte no seu projeto!

  18. Silvana disse:

    Gosto muito da ideia de jardim vertical, porém não gosto da forma que é apresentado. parece um amontoeiro de plantas. A natureza é leve e apresenta variedades de especies. Quero fazer um assim!

  19. Osvaldir Martins disse:

    Parabéms pela matéria, chegou para ficar… Mas como evitar e cuidar das pragas , mosquitos, e pernilongos que fatalmente irão aparecer pela q

  20. Igor Vieira disse:

    Parabéns pelo blog, excelente matéria e conteúdo!

  21. José Carlos C. Kanan disse:

    Gostaria de iniciar um jardim vertical na minha varanda.Qual o próximo passo?

    • Ana Rossato disse:

      José Carlos, talvez o primeiro passo seja estudar o seu ambiente e ver qual é o melhor tipo de planta para ser cultivada. Isso vai depender da exposição solar, da sua disponibilidade para os cuidados e do material do ambiente. Abraços!

  22. Waldemirt Tomazi disse:

    Ana Augusta . Meus parabéns pelas dicas. Vou me iniciar neste tipo de jardim . Obrigado.
    Engenheiro Agronomo.

    • Carolina Mehl disse:

      Olá Waldemirt, bom saber que te inspiramos a começar seu próprio jardim vertical!Continue nos acompanhando para mais dicas e inspirações como esta. Boa sorte! Abraços

  23. Simone disse:

    Amei suas dicas….encontrei um pallet numa construcao aqui
    perto de casa, comprei sete vasinhos e agora so escolher as plantinhas…pronto, meu jardim vertival ficara lindooooooooo..ahhhhhh, pintei o pallet de laranja e os vasinhos sao coloridos…

  24. Simone disse:

    Amei suas dicas….encontrei um pallet numa construcao aqui
    perto de casa, comprei sete vasinhos e agora so escolher as plantinhas…pronto, meu jardim vertical ficara lindooooooooo..ahhhhhh, pintei o pallet de laranja e os vasinhos sao coloridos…

  25. Fábio disse:

    Estou pensando em fazer um jardim vertical em minha casa com samambaias de rendas francesas, ja tenho o processo quase todo definido, mas uma dúvida, está me incomodando, conforme a rega posso colocar uma base para conter a água q vai cair, ou tem para vender, o que eu faço.

    • Carolina Mehl disse:

      Olá Fábio, tudo bem? Infelizmente não temos esta informação para te passar. Um paisagista irá saber te aconselhar um pouco melhor! Boa sorte com o seu jardim vertical!! Abraços!

  26. Luis Henrique disse:

    Otimo Blog Boas idéias! Parabens!

    • Carolina Mehl disse:

      Olá Luis Henrique! Ficamos muito felizes que você tenha gostado do nosso blog! Continue nos acompanhando para mais dicas e inspirações como estas!

  27. Maria Goreti disse:

    Oi gostaria de dicas de plantas para fazer meu jardim vertical na minha parede só que pega sol o dia todo então sei que tem que ser plantas especificas agradeceria muito se pudessem me ajudar aguardo.

    • Carolina Mehl disse:

      Olá Maria, tudo bem? Você está certa, algumas plantas realmente reagem melhor em ambientes com muita luz. Infelizmente não sei quais são os melhores tipos para o seu espaço em específico. Recomendo procurar um paisagista, ou uma loja especializada perto da sua casa. Geralmente estes lugares possuem profissionais super capacitados, que vão poder te indicar corretamente qual o melhor tipo de plantas para a sua casa!! Abraços, e boa sorte com o seu jardim vertical!

Deixe um comentário